A Raízen Power, marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen, e a BYD, fabricante mundial de veículos eletrificados, anunciaram uma parceria estratégica para acelerar a mobilidade elétrica sustentável no Brasil. O acordo prevê uma série de iniciativas, incluindo a construção de hubs de recarga elétrica com solução Shell Recharge em oito capitais nos próximos três anos.

Segundo as empresas, o objetivo da parceria é ampliar significativamente a rede pública de carregadores elétricos nas principais capitais do País, com energia 100% limpa e renovável, proporcionando uma experiência tecnológica de recarga.

Ao todo, serão aproximadamente 600 novos pontos de recarga DC instalados, somando mais 18 MW de potência instalada para recarregar veículos elétricos em âmbito nacional. As empresas preveem uma oferta competitiva de serviços de recarga para motoristas BYD na rede Shell Recharge e energia renovável para seus concessionários.

E, pensando na melhor jornada do cliente, o acordo inclui a colaboração com a Tupinambá, plataforma focada em gerar a melhor experiência digital para os usuários de carros elétricos.

Lierança do mercado de eletromobilidade

Por meio do programa Shell Recharge, a Raízen Power quer liderar o mercado de eletromobilidade, atingindo cerca de 25% de market share no segmento. Além disso, a marca pretende atingir 10% de participação no mercado livre de energia e aumentar seus projetos de geração distribuída, com duas soluções de comercialização de energia limpa que proporcionam economia nas faturas para consumidores residenciais, comerciais e grandes negócios.

“Queremos democratizar o acesso à mobilidade elétrica e energia renovável, tornando essas soluções mais acessíveis, econômicas e atrativas para o mercado. Com essa parceria entre Raízen Power e BYD, estaremos mais próximos do cliente e presente em toda sua jornada de recarga com a rede Shell Recharge, a partir de um portfólio completo e integrado que atenda às demandas globais em busca de um futuro mais sustentável”, comenta Ricardo Mussa, CEO da Raízen.

O acordo também é estratégico para o desenvolvimento e implementação de equipamentos de recarga e soluções de bateria da BYD. E os clientes da montadora terão descontos na recarga nos hubs localizados nas oito cidades – São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Belém (PA).

“Acreditamos que é crucial ter uma infraestrutura de recarga robusta e amplamente distribuída. À medida que embarcamos no nosso ambicioso plano de expansão de vendas, é essencial investir em infraestrutura de recarga. Isto não só garante conveniência para nossos clientes, mas também acelera a transição para um futuro sustentável e eletrificado, impulsionando o crescimento do transporte movido por energia limpa”, destaca Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Américas.

Acordo de cooperação estratégica

Essa recente parceria no Brasil baseia-se em um acordo de cooperação estratégica assinado pela Shell e BYD em 2022 para acelerar a transição energética e melhorar a experiência de recarga para os clientes de veículos elétricos e híbridos plug-in da BYD no mundo.

A Shell possui uma das maiores redes de carregamento de veículos elétricos do mundo em termos de alcance nacional, com cerca de 55.000 pontos públicos de recarga em mais de 30 mercados. A meta da empresa é ampliar para aproximadamente 70.000 pontos até 2025.

Em setembro de 2023, a Shenzhen Shell e a BYD Electric Vehicle A Investment Company Limited – uma joint venture entre a Shell e a BYD – inauguraram uma estação de carregamento de veículos elétricos em Shenzhen, na China, com 258 carregadores rápidos.

 

Confira notícias relacionadas