A Petrobras investirá US$ 4 milhões na aquisição de robôs da ANYbotics, capazes de inspeções visuais autônomas. Os dados obtidos nas missões de inspeção permitirão destacar equipes com maior eficiência e segurança nas rotinas de manutenção. Em 2024, a empresa receberá seis unidades do ANYmal X para testes e desenvolvimento em suas instalações.

“A Petrobras tem a expectativa de qualificar o ANYmal X para automatizar atividades rotineiras de inspeção, aprimorando a capacidade de monitoramento de ativos. Atualmente, o ANYmal X é a única solução robótica com patas articuladas e à prova de explosão no mundo; constituindo um marco para a inspeção em áreas consideradas de risco”, afirma Gustavo Levin, gerente setorial que lidera o Centro de Excelência em Robótica (COE) da Petrobras.

A Petrobras faz parte do Early Adopters Program da suíça ANYbotics, no qual colaboram grandes conglomerados de Óleo e Gás, e Petroquímica, visando testar a efetividade e avaliar estratégias de implantação dos robôs autônomos.

“Além de desenvolver pesquisas próprias, a Petrobras firma parcerias que visem o aprimoramento de inovações. Este é um círculo virtuoso, que produz conhecimento, impulsiona a indústria e beneficia a sociedade”, avalia Maiza Goulart, gerente executiva do Centro de pesquisas da Petrobras.

Robôs ANYmal X

ANYmal X é equipado com câmera de alta resolução, imageamento a laser, sensor de gases, câmera térmica e microfone direcional de amplo espectro. Esses componentes permitem o mapeamento da instalação em imagens e nuvens de pontos 3D, bem como a verificação de anomalias: ruído de equipamentos; temperatura em painéis elétricos; detecção de vazamentos; conferência de posição de válvulas, leitura local de instrumentos, e a presença de itens obrigatórios de segurança da planta.

Após as inspeções, as imagens captadas são transmitidas por comunicação sem fio (WiFi ou 4G LTE) para bases de dados, podendo futuramente ser verificadas automaticamente por inteligência artificial. Isto reduzirá o trabalho repetitivo, permitindo às equipes máximo foco nas intervenções realmente necessárias, seja em refinaria ou plataforma de exploração.

O ANYmal X é capaz de realizar suas missões de forma autônoma ou telecomandada, podendo ser designado para adentrar áreas de maior periculosidade ou sinistros. Eventualmente, poderá ser utilizado para guiar contingentes para áreas seguras em condições adversas.

Confira notícias relacionadas