Na última segunda-feira (9/10), no evento “O papel de Noruega e Brasil na Transição Energética”, da Câmara de Comércio Brasil-Noruega, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, reafirmou a importância de a companhia intensificar as parcerias com empresas norueguesas na área de transição energética e citou o país europeu como exemplo de atuação justa na área.

“A Noruega é um dos países bem-sucedidos em fazer a transição energética de maneira justa, sem deixar ninguém para trás, formando mão-de-obra, repensando empresas, transformando negócios antigos em modernos, e tornando-se líderes globais neste tipo de tecnologia. Estamos em busca de novas parcerias de forma intensiva nesses novos tempos”, afirmou Prates na abertura do encontro, realizado no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ).

Parceria com a Noruega

O presidente da Petrobras lembrou também que a Noruega é investidora no Fundo Amazônia, assim como a Alemanha, e defendeu que a Margem Equatorial pode ser beneficiada caso haja mudança no Legislativo que permita fazer contribuições associadas aos resultados da produção de petróleo e gás da região. “Devemos trabalhar para uma colaboração que, em tempo, nos permitirá esclarecer a opinião pública em geral a importância de desenvolver a margem equatorial de maneira correta com muita responsabilidade e ainda contribuir ainda mais para o Fundo Amazônia”, disse.

Prates comemorou ainda o fato de que a Noruega é o quinto país, em valores contratados, com mais negócios firmados com a companhia em 2022. Foram R$ 8,6 bilhões em novos contratos assinados, sendo R$ 18,7 bilhões em valores de contratos já vigentes e um total de 1.416 fornecedores cadastrados. Entre as principais categorias, estão o afretamento de embarcações, logística offshore, equipamentos e serviços submarinos, sísmica e serviços geofísicos, embarcações de acomodação, segurança e transporte.

A ministra de Relações Exteriores da Noruega, Anniken Huitfeldt, afirmou que “a Petrobras tem um papel crítico na transição energética”. Anniken e Prates reuniram-se com a participação do diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, para apresentar as iniciativas da Petrobras e estreitar relações entre a companhia e o país. Também esteve presente ao encontro o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud.

Além da Câmara de Comércio Brasil-Noruega, o evento foi uma iniciativa do Consulado da Noruega e da Norway Innovation, braço governamental de apoio ao desenvolvimento de empresas.

Confira notícias relacionadas