Por: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

O governo brasileiro anunciou o reconhecimento, por parte das autoridades filipinas, da equivalência de sistemas de inspeção sanitária, especificamente para exportação de carnes bovina, suína e aves.

Acordo para exportação de carnes

Na prática, em resposta ao pedido brasileiro feito em 2023, o Departamento de Agricultura e Inspeção das Filipinas concede ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a autoridade para certificar e habilitar estabelecimentos previamente auditados. Além disso, o acordo inclui a possibilidade de habilitar outras unidades produtivas que atendam aos requisitos estabelecidos. Ele é válido por três anos, a partir de 28 de fevereiro deste ano.

O reconhecimento “pre-listing ” atesta o alto nível de confiança no controle sanitário nacional, cujo rigor é reconhecido pelos mais de 150 países que consomem os produtos brasileiros em questão, e permitirá que o Brasil possa incrementar sua participação no setor e contribuir, ainda mais, para garantir a segurança alimentar no país asiático.

No ano passado, o Brasil exportou aproximadamente US$ 700 milhões em carnes para as Filipinas, o equivalente a 394 mil toneladas. Já as importações globais das Filipinas dos produtos do agronegócio brasileiro totalizaram US$ 907,9 milhões, o equivalente a 836 mil toneladas de alimentos.

 

Confira notícias relacionadas