A Amazônia sofre ano a ano com a degradação motivada pela ação humana, e seus habitantes também carecem de inúmeros cuidados. Diante deste cenários, a entidade sem fins lucrativos FAMAZONIA Foundation atua desde 2021 com a missão de cuidar do social para preservar o ambiental, encabeçando projetos com o objetivo de dar qualidade de vida e perspectivas profissionais a quem mora na região.

Um dos destaques é a parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), que permite a execução de projetos de desenvolvimento comunitário e de assistência humanitária, apoiando milhares de famílias da região amazônica. Entre as ações estão doações de alimentos, apoio a refugiados, qualificação profissionais e muitos outros.

A organização destaca que a realização desses projetos é essencial para melhorar a vida da população, mas também para salvar a floresta, promovendo a conservação e a sustentabilidade ambiental, a conscientização da importância da preservação e o respeito e a justiça social.

Em Roraima, um dos projetos desenvolvidos pela ADRA e o FAMAZONIA Foundation conta também com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RR). O objetivo, neste caso, é promover a aquisição de materiais de construção e ministrar cursos, como o de pintor de obras para homens e mulheres, com direito a certificados de conclusão.

A capacitação beneficia imigrantes venezuelanos e brasileiros, que buscam profissionalização. Com esse apoio, os profissionais podem buscar emprego na área da construção civil ou trabalharem por conta própria. É uma maneira de garantir emprego e renda, além de evitar que mais famílias sejam obrigadas a desmatarem a floresta para levarem o sustento para mesa.

Ainda sobre geração de empregos, a Agricultura Familiar é outro pilar do trabalho da entidade. Ela atua fornecendo sementes, mudas e adubos para todos os cooperados. Os insumos servem para iniciar a implantação dos Sistemas Agroflorestais na zona rural de Manaus, que é uma atividade sustentável. A finalidade do trabalho em conjunto entre entidades públicas e as organizações representativas é facilitar o acesso dos pequenos produtores às políticas públicas voltadas para o setor.

Confira notícias relacionadas