No final desse mês, dados relevantes sobre a pecuária nacional serão apresentados durante o workshop Concept Plus Leite e o simpósio Alta Cria. Os eventos, promovidos pela empresa de melhoramento genético bovino Alta,  acontecerão nos dias 25 e 26 de outubro, no Centro de Eventos ABCZ, em Uberaba (MG).

As informações, coletadas em aproximadamente 590 fazendas validadas, recebidos de 910 bancos de dados, serão revelados no primeiro dia. “Foram compilados dados de mais de 607 mil serviços, sendo que 88% desses serviços são através de inseminação artificial, 9% através de transferência de embrião e 3% cobertura de touros a campo”, relata Tiago Ferreira, gerente técnico de Leite da Alta.

Ela acrescenta que, no Brasil, é difícil estabelecer processos de coleta de dados de qualidade nas fazendas. “Com isso, existem poucos números que podem ser utilizados como referência para tomada de decisão quando o assunto é gestão do rebanho, por isso a importância de eventos como esse workshop, que consolida números importantes.”

No segundo dia de evento, o simpósio Alta Cria apresentará os principais dados da área de cria e recria, como a eficiência de colostragem, morbidade, desempenho e mortalidade, além de diferentes tipos de criação. Serão apresentados dados de 140 fazendas, localizadas nos mais diversos estados brasileiros. Os números foram coletados a partir de mais de 42 mil bezerras analisadas, em animais nascidos entre julho de 2022 e junho de 2023.

“O objetivo do Alta Cria é gerenciar os números e conhecer os principais índices zootécnicos, fundamentais para traçar metas, estratégias e alcançar os objetivos que definirão o sucesso da criação das bezerras e novilhas. Além disso, o programa auxilia na tomada de decisão de manejo dentro das propriedades”, explica Rafael Azevedo, o coordenador do programa Alta Cria e Gerente de Neonatos da Alta.

Durante o workshop e o simpósito também serão realizadas diversas palestras, ministradas por nomes como os médicos veterináios Ricardo Chebel, professor da Universidade da Flórida (EUA), e Rodrigo Meneses, professor da Escola de Veterinária da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

A programação completa você encontra clicando aqui.

Workshop Concept Plus Leite e Simpósio Alta Cria

Data: 25 e 26 de outubro

Local: Centro de Eventos ABCZ (Avenida Barão do Rio Branco, 1.717, São Benedito, Uberaba – MG)

 

Confira notícias relacionadas