O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou uma nova forma de apoio ao setor agropecuário, no âmbito do produto Crédito Rural: a linha CPR BNDES. Com ela, poderão ser realizadas operações com Cédulas de Produto Rural Financeira (CPR-F) ou de Certificados de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA) lastreados em direitos creditórios do agronegócio. O crédito próprio do banco para o setor agora poderá chegar a R$ 10 bilhões em 2024.

As operações realizadas por meio da CPR BNDES seguirão as regras ambientais aplicáveis às demais soluções financeiras ofertadas pelo BNDES ao setor, ainda que as normas regulatórias não prevejam essa aplicação às CPR-F e CDCA.

Os títulos poderão ser emitidos por micro, pequenos e médios produtores rurais e cooperativas de produtores rurais com faturamento de até R$ 300 milhões por ano, bem como empresas destes portes que exerçam a atividade de comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos, insumos, máquinas e implementos agrícolas, pecuários, florestais, aquícolas e extrativos, formalizando, assim, a concessão de empréstimos por meio da rede de mais de 80 agentes financeiros credenciados no BNDES com atuação em todo o país.

As Cédulas do Produto Rural Financeiras e Certificados de Direitos Creditórios do Agronegócio são instrumentos importantes de financiamento no setor agropecuário e possuem ampla aceitação no mercado pela simplicidade e menor custo operacional.

 

Confira notícias relacionadas




informativo img
Newsletter/Informativo

Receba com exclusividade nossos conteúdos e e-books