A Construtora Tenda, cujo foco é em habitação popular, investiu na implementação de uma plataforma corporativa de gestão da construção, que permitiu integrar todas as fases do ciclo de vida de seus projetos. Os esforços realizados contemplaram a implantação da solução MTWO Complete Construction Cloud, da SoftwareOne, desenvolvedora de de softwares e tecnologia de nuvem e serviços.

De acordo com Alexandre Regis, diretor técnico da Tenda, nos últimos anos foi possível observar uma maior complexidade com relação à gestão dos custos, diante das variações do mercado de construção civil. Ele ressalta que este cenário trouxe à tona a necessidade de investir em um sistema que pudesse integrar todos os dados de maneira dinâmica e que contasse com itens mandatórios do setor, como integrações com BIM (Modelagem de Informação da Construção) e ERP, e exigências de TI, como autenticação SSO – Single Sign-On.

“Avaliamos também a necessidade de obter maior possibilidade de análises, além do suporte da equipe para escolher o software ideal. A partir disso, criamos uma squad para que nossos técnicos pudessem estudar as plataformas disponíveis e a MTWO se mostrou a mais promissora”, conta Regis, acrescentando que o time é composto por profissionais de TI, usuários e parte da equipe de desenvolvimento do BIM, a fim de assegurar conexões necessárias entre as áreas e a estruturação do processo, evitando impactos na rotina de orçamentação.

Neste momento, o MTWO Construction Cloud, plataforma em nuvem corporativa BIM 5D integrada para construtoras, empreiteiras, incorporadoras ou gerenciadoras para acelerar sua jornada de transformação digital, segue em processo de implementação na Tenda e, segundo o executivo, já se observa uma evolução quanto a rastreabilidade das informações.

Além disso, Regis afirma que com o uso da plataforma, foi possível otimizar em até 20% o tempo de revisão de projetos, orçamentos e mudanças em escopo, mesmo quando há particularidades em cada terreno e demandas de levantamentos específicos no que diz respeito à infraestrutura.

“No passado, fizemos testes de integração e nenhuma tecnologia adequava-se ao que realmente precisávamos. Agora, de maneira estruturada, temos alcançado sucesso e compreendemos que é possível integrar os projetos e orçamentos em uma única plataforma, garantindo assertividade de custos e a rastreabilidade das informações”, destaca.

A curto prazo, a construtora espera ganhar velocidade em análises dos diversos cenários, pela comparação de custos e projetos. A médio prazo, o que projeta é uma consistência dos processos de revisão dentro da plataforma, garantindo a entrega de documentos de forma ágil, assertiva e mitigando erros humanos.

Implementação personalizada e em equipe

João Saliss, diretor regional LATAM da SoftwareOne, afirma que o processo de escolha do software por parte da Tenda foi altamente consultivo, exigindo alinhamento das equipes técnicas de ambas as empresas. “O principal desafio, por parte do time da plataforma MTWO, era realizar a validação dos processos da construtora e, para tanto, foi implementado um laboratório”, comenta.

Durante os dois meses de laboratório, foram avaliados os processos atuais da Tenda e, a quatro mãos, definidas soluções de como inseri-los no sistema. Essas definições foram validadas em um projeto piloto e, na etapa seguinte, que durou cerca de quatro meses, os processos previamente definidos foram revalidados, enquanto as regras e estruturas utilizadas na construtora foram configuradas para a criação de um ambiente de trabalho definitivo. Finalizadas as configurações, um treinamento aprofundado foi realizado com todos os usuários, visando a introdução da tecnologia propriamente dita.

Salisso salienta que o laboratório foi extremamente estratégico para entender as interfaces do processo de orçamento com demais áreas e também com o ERP SAP, utilizado na Tenda, bem como otimizar a usabilidade. “Mais do que conhecer o modo de trabalho, pudemos fazer múltiplas validações, materializar os processos dentro da plataforma, realizar as confirmações e envolver os key users na jornada de implantação, para que entendessem o propósito de cada fonte de informação e validação realizada dentro da plataforma”, afirma.

Próximos passos

Regis destaca que embora a Tenda buscasse uma solução para o setor orçamentário, o MTWO mostrou-se muito mais completo, integrando-se perfeitamente às principais ferramentas já utilizadas na empresa. “A plataforma é ideal para apoiar outras frentes, como no planejamento do projeto como um todo. Futuramente, pretendemos explorar outros módulos do software, como o de gestão de materiais e compras”, analisa.

Desta forma, a construtora pretende criar um banco de dados e estabelecer um histórico dentro da plataforma, para que, posteriormente, seja possível realizar análises preditivas, além de apoiar os profissionais responsáveis pela gestão nas obras a compararem cenários, a fim de obter um controle mensal dos custos ainda mais preciso.

 

Confira notícias relacionadas