Foi inaugurado em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, uma unidade do AptaHub, rede de ambientes que promove a cultura de inovação e amplia a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista e nacional, garantindo a segurança alimentar e o desenvolvimento científico e tecnológico.

A iniciativa é realizada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com execução do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e coexecução Wylinka e ImpactHub.

“A APTA é muito rica, com institutos centenários, que desenvolveram o agronegócio brasileiro com o desenvolvimento de mudas, sementes, pesquisas e inovação. Isso começa em ambientes como esse, da AptaHub”, celebrou Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento.

Atualmente, a rede AptaHub conta com 7 espaços. Além de Ribeirão Preto, estão localizados nas cidades de São Paulo, Campinas e Santos. O foco está em apoiar e fomentar soluções tecnológicas e intensivas em conhecimento do setor (agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, alimentos, indústrias e setores correlatos).

Já foram investidos R$ 580 mil em ambientação nessas unidades, visando aproximar o agro paulista de tendências internacionais, criando oportunidades de projetos intersetoriais e estimulando a relação com a iniciativa privada, acelerando processos inovadores que beneficiem os setores do agronegócio paulista e nacional.

Além disso, a APTA, com este projeto, busca integrar as atividades das sete Instituições de Pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. São eles: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e APTA Regional.

Confira notícias relacionadas