Renovável e inesgotável, a energia solar oferece uma série de benefícios em comparação às outras fontes de energia tradicionais, como a elétrica. Alguns deles referem-se à redução de custos mensais e à sustentabilidade, já que ajudam a conservar a natureza. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a fonte limpa obtida pela luz do sol já evitou que mais de 31,1 milhões de toneladas de CO2 fossem lançadas na atmosfera.
A energia solar fotovoltaica é gerada a partir da conversão da luz solar em energia elétrica, mas para que esse processo aconteça, é necessário a instalação de painéis. “As pessoas acham que é muito difícil a aquisição desses equipamentos, sendo que não é tanto quanto parece, e a instalação é feita de maneira rápida. O que precisa ser muito bem analisado é a estrutura do local e onde eles serão posicionados” comenta Desheng Lei, gerente da Ginglong Solis no Brasil, empresa chinesa especializada no assunto.
Uma vez instalados, os painéis começam a fazer a captação e a conversão da luz do sol em energia. Ela é direcionada para o inversor, onde é preparada para consumo.
Vantagens de investir em energia solar
O gerente da Ginglong Solis no Brasil preparou uma lista como cinco vantagens de investir em sistemas de energia solar. Confira:
1. Inesgotável
A energia solar é uma fonte renovável de energia. Isso significa que não se esgota com o uso, garantindo um suprimento constante a longo prazo.
2. Combate ao efeito estufa
O uso da energia solar reduz a necessidade dos processos que colaboram com o aquecimento do planeta, ajudando a combater o efeito estufa e a reverter as mudanças climáticas.
3. Redução de custos de energia
A instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica pode resultar em economias significativas nas contas de energia ao longo do tempo. Em alguns casos, é possível até eliminar a necessidade de energia proveniente da rede elétrica.
4. Reduz o nível de poluição no ar
A energia elétrica libera algumas substâncias que poluem a atmosfera, colaborando para uma piora no ar que respiramos. Normalmente, essas substâncias são gases como dióxido de carbono e metano, que são tóxicos e apontados como responsáveis por problemas respiratórios. A energia solar não emite nenhuma destas toxicidades e é uma das fontes mais limpas que existem.
5. Baixa manutenção
Os sistemas de energia solar requerem pouca manutenção, reduzindo a probabilidade de cargas mecânicas. Só a limpeza já é suficiente. Outra vantagem é que esse tipo de energia pode ser extremamente útil em áreas propensas a desastres naturais, onde a infraestrutura pode ser prejudicada, já que o sistema continua funcionando mesmo em situações de emergência.
Crédito da foto em destaque: DepositPhotos