A Petrobras assinou contrato com a Gerdau e a Naturgy para fornecimento de gás natural no mercado livre de comercialização para atendimento à Cosigua, unidade de produção de aços longos da Gerdau, localizada no Rio de Janeiro (RJ). O acordo marca a primeira migração de um cliente do mercado industrial cativo para o mercado livre no estado fluminense, tornando a planta da companhia a primeira consumidora de gás a mudar para este modelo de comercialização no estado, cujas novas regras foram recentemente aprovadas pela agência reguladora do Rio de Janeiro.

“A proximidade da empresa fornecedora com o cliente é fundamental para que possamos conhecer as suas demandas. A nova carteira de produtos de gás oferece um portfólio diversificado de contratos em um ambiente competitivo, de abertura de mercado. Atuamos sempre para ser a melhor opção de fornecimento para nossos parceiros comerciais, diz Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras.

Desde 2021, Gerdau e Petrobras possuem uma parceria para o fornecimento de gás natural no ambiente livre de comercialização desse insumo, que teve início com o atendimento à unidade da Gerdau localizada em Ouro Branco (MG), e agora está sendo expandido para a unidade Cosigua. Nos próximos anos, há possibilidades para a migração de outras unidades industriais da empresa para o mercado livre.

A previsão de investimentos da Petrobras para a área de gás natural supera R$ 25 bilhões nos próximos anos. Somente para garantia de oferta do insumo, serão US$ 5 bilhões em projetos para ampliar as infraestruturas e capacidade de oferta de gás nacional que contribuirão para reduzir a dependência das importações de gás natural. A companhia destaca que também tem oferecido contratos mais flexíveis, com diferentes modalidades de prazo e indexadores permitindo que os clientes optem pelo portfólio mais adequado às suas necessidades.

Confira notícias relacionadas




informativo img
Newsletter/Informativo

Receba com exclusividade nossos conteúdos e e-books