A recém-lançada pesquisa ESG 360º, do instituto Ipsos Public Affairs & Corporate Reputation Brasil, destaca as percepções dos brasileiros sobre o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança, em tradução para o português).
Os resultados mostram que 34% da população nacional conhece o termo ESG, sendo que as classes A e B detém a maior parcela de conhecedores. Quanto às definições, menções relacionadas ao meio ambiente (E) prevalecem em relação aos demais eixos (S e G). Além disso, 96% dos brasileiros acham que o desenvolvimento sustentável (o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, cuidado ambiental e social) é importante para o país.
Para os respondentes da pesquisa, houve pouco avanço em todas as ações que contribuem para o atingimento do desenvolvimento sustentável. Dentre aquelas com pior avaliação, está o combate ao desmatamento.
Olhando para a performance das empresas, cidadãos e governo em realizar tarefas para atingir o desenvolvimento sustentável, predomina uma visão cética em relação a todos esses atores. Apenas 23% dos brasileiros acham que as empresas vão bem/muito bem no cumprimento de ações para o desenvolvimento sustentável.
Pensando na contribuição de setores específicos, apenas três possuem um saldo de contribuição negativo ao desenvolvimento sustentável: automotivo, petróleo e gás e mineração.
Outros dados da pesquisa são: mais da metade dos brasileiros (56%) acreditam que existe pouca informação sobre projetos empresariais de sustentabilidade – esse percentual também é alto dentre os conhecedores do termo ESG – e 77% acreditam que “As empresas devem gerar produtos sustentáveis sem transferir o custo para os consumidores”.
No âmbito do consumo, a população se divide em três grupos distintos em sua disposição por pagar mais por produtos que promovam o desenvolvimento sustentável: 38% concordam que pagariam mais, 31% discordam que pagariam e 30% são neutros em relação à afirmação.
Quando apresentados ao conceito de consumidor responsável (aquele que toma decisões de compra de produtos ou serviços pensando em critérios de impacto ambiental ou social), 41% da população se considera refletida nesta definição – percentual que chega a 53% na classe A.