O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados referentes à Pesquisa de Inovação Semestral (PINTEC) 2023: Indicadores temáticos – Práticas ambientais e biotecnologia, realizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pelos dados do levantamento, que acompanhou 9.827 empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas,  89,1% realizaram pelo menos uma iniciativa ou prática ambiental, sendo as relacionadas a resíduos sólidos a mais declarada (79,6%).

O setor que mais implementou iniciativas e práticas foi o de fabricação de bebidas, com liderança nos rankings de atividades relacionadas a recursos hídricos (93,3%), eficiência energética (87%), reciclagem e reuso (93,4%).

Outro destaque da PINTEC inclui o aumento no número de empresas que publicaram relatórios de sustentabilidade. Dentre elas, 36,7% pertenceram à indústria de fabricação de bebidas, enquanto 69,6% das que integraram os critérios ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, conceito que avalia o desempenho de uma empresa em três áreas: meio ambiente, social e governança) às suas estratégias corporativas fazem parte da indústria de fabricação de produtos químicos.

“A adoção de alguma iniciativa ou prática ambiental nas empresas industriais é ampla. Setores mais regulados apresentam maior proporção de empresas atuando para diminuir impactos negativos no meio ambiente a partir de seus processos industriais. Vale destacar que, em geral, as práticas são realizadas a partir de um plano estruturado de ação e grande parte das empresas realiza dispêndios nos temas materiais relacionados. Mais de 60% das empresas realizam pelo menos quatro temas materiais simultaneamente”, destacou Flávio Peixoto, gerente de pesquisas temáticas do IBGE.

Confira notícias relacionadas




informativo img
Newsletter/Informativo

Receba com exclusividade nossos conteúdos e e-books