A Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau que atua na digitalização e na propagação de benefícios para o setor da construção civil, e o Instituto de Pesquisas da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), lançaram o Termômetro JS+ Anamaco, novo indicador do varejo da construção elaborado pela vertical de inteligência da empresa.

O índice, gratuito, reúne um conjunto de informações que permite analisar o panorama geral do varejo de materiais de construção (matcon), além de trazer insights que apoiam a tomada de decisão dos principais atores do setor de construção, como indústrias, varejistas, distribuidores e atacadistas.

Os idealizadores pontuam que o Termômetro JS+ Anamaco se diferencia de outros índices do mercado por sua cobertura de dados, análise por regiões e indicadores exclusivos. Ele combina dados agregados das transações de indústrias e lojistas de matcon com números da pesquisa Tracking Anamaco, que utiliza a metodologia CATI (Computer Assisted Telephone Interviews) para a coleta.

Além disso, a medição abarca diversos segmentos de lojas e categorias, como cimento, aço hidráulico, tintas, materiais elétricos, ferramentas elétricas e manuais, fechaduras, entre outros. Dessa forma, permite mensurar informações como sell-in (vendas do fabricante para o varejista), positivação (quantidade de lojas comprando das indústrias) e variação de preços (comparação do valor dos itens vendidos para as lojas de materiais de construção). Também traz comparativos mensais, anuais e dentro do intervalo dos últimos 12 meses, e discrimina os dados por regiões.

Em sua primeira edição, o indicador considera a análise de dados de mais de 21 milhões transações de vendas, em todas as regiões do país, com base em dados dos últimos três anos, além de se basear em entrevistas realizadas mensalmente com mais de 600 lojas de matcon.

“As informações contidas no Termômetro são fundamentais para, de um lado, a indústria gerenciar suas ofertas e reorganizar prateleiras no ambiente digital, e, do outro, para os lojistas repensarem estratégias e acompanharem os movimentos de mercado na hora de reporem seus estoques”, afirma Katia Ratnieks, consultora do Instituto de Pesquisas da Anamaco.

 

Confira notícias relacionadas




informativo img
Newsletter/Informativo

Receba com exclusividade nossos conteúdos e e-books