Começou nesta terça-feira (7 de maio) em São Paulo o 1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos. Com o tema “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos: Construindo Cidades Inteligentes”, o evento é a combinação do 16º Seminário Nacional de Resíduos Sólidos e do IV Simpósio Internacional de Resíduos Sólidos em um único lugar. A organização é da Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental e da Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP).
Até 9 de maio, especialistas, líderes governamentais, empresários, acadêmicos e demais interessados no tema se reunirão para debaterem tecnologias, indicadores, políticas públicas e iniciativas de colaboração para fazer avançar o setor no Brasil. Serão abordardados os desafios contemporâneos que as cidades enfrentam em relação aos resíduos sólidos e como transformá-los em oportunidades.
Dentre os participantes estão Leonardo Picciani, secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades; Eduardo Rocha Dias Santos, diretor do Departamento de Gestão de Resíduos da Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental; Alexandre Anderáos, superintendente adjunto de Regulação e Saneamento Básico na Agência Naiconal de Águas (ANA), e Ronaldo S. Camargo, subsecretário de Estado de Convênios com Municípios e Entidades Não Governamentais e Secretário-executivo do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimentos do Governo de São Paulo
Alguns dos nomes internacionais são: Francisco Colomer Mendoza, pesquisador da Universidad Jayme I, da Espanha; Luis Veiga Martins, diretor de Sustentabilidade da Nova School of Business and Economics, de Portugal; Rui Cunha Marques, consultor do Banco Mundial e especialista da Universidade de Lisboa, também de Portugal.
Serão realizados 12 paineis com os temas Economia Circular, Logística Reversa e Recuperação de Resíduos; ESG, Tendências Futuras e Visão a Longo Prazo; Comunicação, Educação Ambiental e Envolvimento da Comunidade; Sistema de Reciclagem e Logística Reversa: Desafios e Oportunidades; Cidades Inteligentes e Gestão de Resíduos; As políticas de regionalização, consórcio e PPP (Parcerias Público-Privadas); Tratamento de Resíduos e inovações para Sustentabilidade Ambiental; Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa; Regulação em Resíduos Sólidos e as Normas de Referências; Certificações e Qualificação para o setor de resíduos sólidos; Mudanças climáticas e COP 30 Sustentabilidade em Foco: Gestão de Resíduos de Interesse.
1º Congresso Internacional de Resíduos Sólidos
Data: 7 a 9 de maio de 2024
Horário: das 8h às 18h30
Local: Onlineon-line, em plataforma exclusiva, e presencial na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) – Rua General Jardim, 522, Vila Buarque, São Paulo – SP
Informações: https://congressoderesiduos.com.br/