A Carbom Brasil, em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), lançou os primeiros biofertilizantes de extrato vegetal do Brasil. O Acrescent Raiz F e o Acrescent Solus F, conforme destaca a empresa, são dois bioativadores de origem vegetal, limpos e seguros, que estimulam o crescimento saudável das raízes e o desenvolvimento da microbiota do solo. Multifuncionais, os produtos foram desenvolvidos após anos de pesquisa de ponta e testes em campo.
Zeno Júnior, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Carbom Brasil, explica que o primeiro é indicado para culturas de algodão, arroz, trigo, cevada, feijão, soja, milho, sorgo, mandioca e ervilha. Já o segundo produto, além dessas culturas, pode ser usado em hortifrutigranjeiros, cana-de-açúcar e frutas em geral. “O Acrescent Raiz F é utilizado no tratamento de sementes na fazenda (on farm), no processo de Tratamento de Sementes Industrial (TSI) e aplicação via sulco de plantio, enquanto o Acrescent Solus F pode ser aplicado em barra total, em sulco de plantio ou ainda na fertirrigação, seguindo as doses recomendadas para cada cultura”, aponta o especialista.
Ela acrescenta que os dois biofertilizantes representam uma solução eficiente e de custo acessível ao produtor, com como capacidade de estimular o crescimento radicular e contribuir para o desenvolvimento de uma microbiota forte; reforçar a resistência a patógenos e a tolerância ao estresse hídrico; promover produtividade superior com excelente rendimento e custos mais baixos; termoestabilidade; e compatibilidade com defensivos químicos e biológicos.
“Os ácidos carboxílicos dos produtos atuam no solo e na fisiologia das plantas, estimulando microrganismos benéficos, conferindo força e resistência ao cultivo e aprimorando todo o sistema”, assinala Zenon, complementando que a partir de outubro de 2024, o Acrescent Raiz F e o Acrescent Solus F estarão disponíveis no mercado, por meio da equipe de vendas e da rede de distribuição da Carbom Brasil, presentes em todo território nacional.