A Petrobras concluiu, na segunda-feira (26/2), os termos de contrato para comercialização do CAP Pro W 30/45, asfalto sustentável especialmente formulado para aplicações em temperaturas reduzidas, o que gera economia de energia na etapa de usinagem (preparação do concreto asfáltico) e diminui em cerca de 65% a emissão de gases de efeito estufa.
A parceria com a CBAA Asfaltos, segunda maior distribuidora do país, vai ampliar o desenvolvimento do mercado de asfaltos de baixa temperatura (warm mix asphalt), tecnologia difundida em vários países e que tem como característica a geração de produtos com menor intensidade de carbono, menor consumo energético (combustível para aquecimento dos agregados) ao longo da cadeia, além da redução de fumos e gases do efeito estufa.
O uso do novo asfalto também permite uma melhora significativa nas condições laborais, com os trabalhadores ficando menos expostos aos fumos emanados, além de melhor desempenho do pavimento, em comparação com os asfaltos tradicionais.
Asfalto sustentável da Petrobras
Por meio do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), foram realizados vários testes do CAP Pro W 30/45 em laboratório e em situações reais de aplicação e uso, como em Ituiutaba (MG), em parceria com a Ecorodovias; e em Brotas (SP), com a Eixo-SP, ambas concessões rodoviárias. A companhia também apresentou resultados dos testes em eventos, como a Paving Expo e a Enacor.
O CAP Pro W 30/45, que já consta no portfólio de alguns distribuidores, tem sua produção e venda na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São Paulo, mas há estudos para estender a produção para outras refinarias da Petrobras.
Segundo Claudio Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, o CAP Pro W é uma alternativa para o presente e o futuro do mercado de asfaltos. “Para nós da Petrobras, é estratégico desenvolver produtos com ótimo desempenho, menores emissões e que favorecem cadeias mais sustentáveis”.
Além do CAP Pro W 30/45 (lançado em dezembro do ano passado), a companhia já comercializa o CAP Pro AP, indicado para a pavimentação com cerca de 25% de conteúdo reciclado, incorporando o conceito de economia circular.