Por Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI), lançou o Mapa LABs, aplicativo único para coleta de amostras e envio de resultados de análises laboratoriais. Esta é a primeira solução tecnológica da Plataforma de Serviços Integrados da Defesa Agropecuária (PSDA) e tem como objetivo integrar informações e conferir maior celeridade de processos para os diferentes entes envolvidos.
O secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, destacou a importância dessa inovação. “Esse processo de transformação do autocontrole é ágil, traz maior segurança, facilita a gestão de dados e desonera tanto o serviço público quanto o privado”. Goulart também adiantou que mais duas entregas da plataforma estão previstas para 2025.
App para agilizar análises laboratoriais
A operação do aplicativo irá começar pelo monitoramento oficial e privado de patógenos previsto no Programa Nacional de Controle de Patógenos, reunindo resultados obtidos pelas coletas oficiais do Mapa e pelo setor produtivo no seu controle de qualidade, em atendimento ao previsto na Instruções Normativa SDA/MAPA nº 20, de 2016 e Instrução Normativa SDA/MAPA nº 60, de 2018. Com o tempo, todas as coletas de amostras oficiais da Secretaria de Defesa Agropecuária serão migradas para o app e completamente integradas à base única de dados da plataforma.
O software integra o processo de autocontrole, pois a solução para acesso dos dados das análises de controle de qualidade das empresas foi apresentada para integração, de forma que, posteriormente, os departamentos da Secretaria de Defesa Agropecuária definirão quais informações serão transmitidas para cumprir os requisitos do Programa de Conformidade e do processo de autocontrole.
Além da solução para dispositivos móveis (que funciona online e offline), o Mapa LABs oferece serviços de integração aos laboratórios via API, conectando-os de maneira automática à cadeia produtiva.
O aplicativo foi desenvolvido pela equipe da Coordenação Geral de Laboratórios Agropecuários, em parceria com os Departamentos da Secretaria de Defesa Agropecuária, Subsecretaria de Tecnologia da Informação do Mapa e Serpro.