A BASF está participando da 14ª edição do Congresso Brasileiro do Algodão (CBA), evento que acontece de 3 a 5 de setembro em Fortaleza (CE). Em seu estande, a empresa apresenta uma série de inovações para ampliar soluções para os cotonicultores em sementes, biotecnologia, proteção de cultivos e soluções digitais.

O mais recente lançamento é o Sistema SeletioTM, descrito como uma combinação completa para o manejo de plantas daninhas de folhas estreitas, como capim-pé-de-galinha e capim amargoso, e algumas de folhas largas, como caruru, que são de difícil controle com herbicidas convencionais.

O produto, destaca a BASF, representa um avanço significativo na tecnologia agrícola, pois integra uma proteção tripla de herbicidas (Glifosato, Liberty® e Durance® S), proporcionando um manejo mais prático e eficiente. Este sistema dispõe de seletividade, longo residual de controle e flexibilidade.

Para o portifólio de FiberMax®, a empresa levou para o evento novas variedades que trazem como diferencial, além da tecnologia Seletio® TP (TwinLink Plus®), resistência múltipla aos nematoides de galha e rotilenchus, sendo essa última uma inovação. Resistência a ramulária I e II também estão presentes nas variedades.

Outro lançamento é um inseticida para controle do pulgão-do-algodoeiro, praga conhecida e desafiadora nas lavouras. Trata-se do Vinquo®, formulado com o ingrediente ativo Afidopiropeno. Essa solução apresenta ação sobre insetos que possuem hábito alimentar sugador e ação de contato e movimentação translaminar nas folhas aplicadas (quando o produto passa de um lado para outro da folha), gerando um efeito prolongado.

Ferramentas digitais

A marca de agricultura digital da BASF, xarvio® Digital Farming Solutions, também está presente no 14º Congresso Brasileiro do Algodão (CBA). Os visitantes que passarem pelo estande da empresa poderão conhecer desde soluções para o momento de plantio, até as soluções de mapeamento digital da lavoura – via satélite e drones – e de gestão sustentável de insumos no manejo das culturas para colheita e pós-colheita.

Segundo a empresa, os mapas de semeadura em taxa variável auxiliam na melhor distribuição de sementes de acordo com o potencial produtivo de cada área do talhão. Isso permite alcançar um incremento médio de produtividade de +2,4% na cultura do algodão, e quando associado as variedades de sementes FiberMax® esse incremento pode ser ainda maior, chegando a +6,4%.

O Mapeamento Digital Inteligente por drone e o mapa de Biomassa da plataforma xarvio® FIELD MANAGER também são soluções inteligentes que contribuem para o agricultor controlar e equilibrar o desenvolvimento do algodoeiro. Com a visualização das áreas de alta, média e baixa biomassa, é possível traçar a melhor estratégia para a aplicação do regulador de crescimento em taxa variável, uniformizando a lavoura e, consequentemente, melhorando a qualidade das fibras na colheita.

 

Confira notícias relacionadas




informativo img
Newsletter/Informativo

Receba com exclusividade nossos conteúdos e e-books