O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) realizará o Seminário CEBDS 2024: Transição Energética Justa, integrada à Natureza e Sociedade, no dia 28 de agosto. Pela primeira vez, Natal, capital do Rio Grande do Norte – maior gerador de energia eólica do país, com 8 GW em operação, que representam 30,20% de toda a produção eólica no Brasil – sediará o evento, que é presencial, gratuito e aberto ao público.
Com sua matriz elétrica majoritariamente sustentável, o Brasil tem uma posição de destaque global. Além do protagonismo dos recursos naturais nacionais, presidir o G20, deste ano, e a COP 30, no ano que vem, direciona os holofotes internacionais para o país.
“Precisamos aproveitar esse momento de grande visibilidade global para promover a liderança do Brasil nas diversas frentes ligadas à sustentabilidade, como a transição energética. Nossa matriz é mais limpa que a maioria dos países, e ainda temos um grande potencial de fontes renováveis”, destaca Marina Grossi, presidente do CEBDS. “No entanto, é preciso estar atento aos desafios dessa transição – como aliar o aumento da geração de energia à preservação da biodiversidade e a um impacto social positivo. O Seminário CEBDS promoverá discussões tendo em vista essa complexidade e o papel do setor empresarial para o avanço dessa agenda.”
Alguns dos temas que serão tratados são: energia limpa, agricultura regenerativa, transição energética, direitos humanos e mudanças climáticas. O encontro será dividido em seis painéis, que vão abordar também temas como desafios e oportunidades para transição em uma perspectiva multidimensional; a questão regulatória para desenvolver as tecnologias de energia limpa; financiamento e o papel dos bancos multilaterais e de desenvolvimento na mobilização de recursos para projetos sustentáveis; e adoção de ações climáticas pelas empresas para diminuir riscos e impactos adversos.
Dentre os palestrantes confirmados estão Bárbara Sapunar, diretora executiva de ESG e Inovação da Nestlé; Braulio Dias, diretor de Conservação e Uso da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA); Elbia Gannoum, presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica); Gabriel Santamaria, gerente-geral de Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, e Ítalo Freitas, vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras.
Paralelamente ao seminário, ocorrerá a 7ª ediçã do Prêmio de Liderança Feminina, que visa reconhecer mulheres líderes que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de suas iniciativas e projetos, além de homenagear empresas que promovem a igualdade de gênero.
Seminário CEBDS
Data: 28 de agosto
Horário: das 8h às 18h
Local: Centro de Convenções de Natal (Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, s/n – Ponta Negra, Natal – Rio Grande do Norte)
Informações e inscrições: clique aqui