Por Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio do Hub de Descarbonização da Indústria, em parceria com o programa Parcerias para Acelerar Transições Climáticas (UK PACT) do Reino Unido e o Ministério de Minas e Energia (MME), lançou, nesta segunda-feira (22/7), a terceira chamada pública para apresentação de propostas de projetos de descarbonização industrial. As propostas selecionadas poderão receber um aporte de 3 milhões de libras (R$ 21 milhões) para desenvolvimento.
Incentivo para projetos de descarbonização
Poderão ser apresentados projetos que facilitem soluções financeiras e acesso a crédito para apoiar indústrias em seus esforços de descarbonização; que apoiem a indústria do aço para alcançar suas metas de mitigação, promovendo práticas e tecnologias sustentáveis; e desenvolvimento de roteiros para guiar a indústria do cimento em sua jornada de descarbonização, identificando áreas-chave para intervenção e investimento.
As submissões e demais questionamentos sobre a chamada pública poderão ser realizadas até às 12h do dia 21 de agosto (quarta-feira), pela página do UK PACT. Os projetos aprovados receberão os recursos para execução.
Os objetivos da parceria estão alinhados à missão 5 da Nova Indústria Brasil (“Bioeconomia, descarbonização e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as futuras gerações”), lançada em janeiro.
Esta oportunidade de financiamento foi criada para fomentar colaboração, inovação e soluções práticas que possam ser ampliadas para gerar reduções substanciais nas emissões de gases de efeito estufa. O programa UK PACT está comprometido em trabalhar com parceiros no Brasil para alcançar esses objetivos e apoiar a transformação ecológica da economia do país.
A ação é uma parceria do MDIC com o Departamento de Segurança Energética e Net Zero (DESNZ) do Reino Unido.
“O edital de hoje concretizará projetos para a descarbonização para os setores do cimento e da siderurgia e busca promover instrumentos de acesso ao crédito de finanças sustentáveis para o setor industrial. Alinha-se com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento Industrial (ENDI) para a implementação do Nova Indústria Brasil”, disse Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC.