Uma iniciativa da GOL Linhas Aéreas, apoiada por sua fornecedora de combustível no Brasil, a Vibra, permitirá a primeira compensação no Brasil de SAF (Sustainable Aviation Fuel) com o sistema Book & Claim, que garante tanto os requisitos de sustentabilidade quanto de rastreabilidade.

O piloto faz parte do Project Runway, uma iniciativa da SkyNRG, empresa referência em SAF com sede na Holanda. A GOL pretende reduzir 180 toneladas de emissões de CO2 por meio de reivindicações de SAF. Com a SkyNRG fornecendo SAF para aeroportos europeus, a abordagem Book & Claim permite à companhia aérea inserir os benefícios ambientais na América Latina.

“Dentre os pilares seguidos pela GOL para atingir o balanço líquido zero de carbono até 2050, a utilização de SAF nas operações é o mais urgente, representando 64% do conjunto de iniciativas em andamento há mais de uma década”, diz Eduardo Calderon, diretor do Centro de Controle Operacional (CCO) e Engenharia da GOL. “O projeto piloto do Book & Claim, anunciado em agosto de 2023 de forma inédita no Brasil, amadureceu e agora se concretiza. É um novo e importante passo em prol da sustentabilidade e que manterá a GOL no pioneirismo das iniciativas ligadas ao meio ambiente na América Latina, assim como aconteceu com a possibilidade da compensação de carbono pelos clientes e com o lançamento das duas primeiras rotas 100% carbono neutro do País, apresentadas pela empresa em 2021.”

O setor de aviação responde por 2,5% das emissões de CO2 globais e está comprometido com a descarbonização. Desde a criação pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) do CORSIA (programa de redução e compensação de CO2 na aviação) em 2016, medidas concretas têm sido implementadas para enfrentar as emissões da aviação internacional. Em 2021, o setor renovou seu compromisso com a descarbonização ao estabelecer a meta de alcançar emissões líquidas de carbono zero até o ano de 2050.

Para atingir esse objetivo, são necessárias diversas ações, sendo o SAF um dos pilares fundamentais devido ao seu impacto direto nas emissões, e que deverá contribuir com cerca de 64% na redução das emissões do setor até 2050. As 50 toneladas do projeto piloto representam 180 toneladas de CO2e evitadas, cerca de 91% de emissões em comparação com o querosene fóssil em todo o ciclo de vida. O SAF físico da operação foi produzido através da rota tecnológica HEFA a partir de óleo de cozinha usado (conhecido como UCO – Used Cooking Oil – no mercado internacional).

No entanto, a logística eficiente e sustentável do SAF apresenta desafios significativos. Para abordar essa questão, a indústria da aviação passou a utilizar o sistema Book & Claim, já empregado no setor elétrico há mais tempo. Este sistema, baseado em um modelo de cadeia de custódia, permite a transferência dos benefícios do SAF do produtor para o usuário final sem a necessidade de uma conexão física entre eles.

O produtor lança a quantidade e as características do combustível em um registro dedicado, emitindo certificados que representam os benefícios ambientais do combustível. Os compradores adquirem esses certificados e reivindicam as reduções de emissões para seus próprios voos, independentemente do combustível real utilizado. Em suma, um fornecedor provisiona o SAF físico a uma operadora aérea, que não consegue reivindicar os benefícios ambientais, e o SAFc (certificado de SAF) é vendido a outra operadora, em local sem o SAF físico disponível.

Com o conceito de que todo carbono evitado importa, o sistema Book & Claim do SAF oferece diversas vantagens: reduz a complexidade logística e operacional, os custos e emissões com o transporte do SAF; aumenta a flexibilidade e a escolha por parte dos compradores, permitindo a aquisição de SAF de qualquer produtor, em qualquer local, para utilização em qualquer de seus voos; e cria um mercado sem fronteiras para o SAF.

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