Programado para 5 e 6 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), o Congresso de Inovação na Distribuição de Energia Elétrica (CIDE) 2024 debaterá a inovação na distribuição de energia elétrica. Organizado pelo Grupo O Setor Elétrico e o Instituto Abradee da Energia (ligado à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica), o evento reunirá executivos, gestores e especialistas das áreas de pesquisa e desenvolvimento, tecnologia e inovação, redes de distribuição, planejamento energético, gestão de ativos, digitalização e cibersegurança.
Inovação na distribuição de energia
O CIDE 2024 espera receber 700 pessoas e tem como objetivo proporcionar um ambiente criativo onde os principais expoentes do setor elétrico discutirão as mais recentes tendências e desafios enfrentados na distribuição de energia, especialmente no contexto da transição energética global.
“Com a abertura do mercado de energia, a crescente adoção de fontes renováveis e a introdução de tecnologias disruptivas, torna-se fundamental um debate aprofundado e consciente para orientar o futuro do setor. Nesse sentido, o CIDE 2024 busca destacar as discussões mais relevantes e integrar todos os agentes em prol da inovação e do desenvolvimento sustentável”, diz Marcos Madureira, presidente da ABRADEE.
Entre os temas que serão abordados durante o congresso estão a evolução das redes de distribuição, os desafios da digitalização e cibersegurança, as estratégias de planejamento energético para um futuro mais sustentável, e as melhores práticas de gestão de ativos na indústria elétrica.
O evento terá palestras, painéis de discussão, apresentação de trabalhos técnicos e oportunidades de networking, proporcionando uma plataforma abrangente para troca de conhecimento, experiências e insights entre os participantes. Executivos de grandes empresas do setor nacional e internacional, autoridades governamentais e líderes acadêmicos estarão presentes. Entre eles, destacam-se nomes como Michael Spoor, consultor e ex-VP da Florida Power Light; Paulo Radatz, do EPRI, instituição norte-americana de pesquisas no setor elétrico; e a diretora-executiva do Instituto E+ Transição Energética, Rosana Santos. Além disso, a presença de startups e empresas de tecnologia oferecerá uma perspectiva inovadora sobre os desafios do setor elétrico.
“Este ano o CIDE promete ser um marco importante no calendário do setor elétrico brasileiro, contribuindo para impulsionar a inovação na distribuição de energia elétrica no país”, afirma o Adolfo Vaiser, diretor-executivo do Grupo O Setor Elétrico.