A B4, a primeira bolsa de ação climática do Brasil, lançou o Relógio de Ação Climática, cujo objetivo é fornecer informações a respeito dos seus indicadores positivos, que apontam para os esforços realizados para reduzir as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera.

O relógio tem o compromisso de dar transparência e publicidade ao impacto positivo, complementando o Climate Clock, o alerta do aquecimento do planeta com indicadores globais que mostra números e informações que remetem à contagem regressiva de quanto tempo o mundo ainda têm para evitar que a mudança climática atinja o nível de criticidade trágica.

Por enquanto, está disponível apenas na plataforma da B4, mas em breve deve ser anunciada a sua instalação em um ponto físico. Diferentemente do Climate Clock, que marca quanto tempo falta para que a criticidade da situação atinja o nível máximo, a ferramenta brasileira conta o tempo a partir da data de lançamento da bolsa de ação climática, no dia 16 de agosto de 2023. Ou seja, o relógio marca o prazo regenerativo de impacto positivos das empresas na B4.

Além desta contagem, apresenta indicadores da B4, como a quantidade de CO2 que está em análise na plataforma (que hoje soma mais de 15 milhões de toneladas), a quantidade de companhias que aplicaram para listagem na bolsa climática, as que estão em processo de listagem, que foram aprovadas e que já foram validadas, entre outros dados.

“Hoje, cerca de 5 mil empresas emitem por ano em torno de 25 mil toneladas de CO2 na atmosfera – só no Brasil. Isso faz com que haja uma aceleração no aquecimento global. Neste contexto, a B4 surge para construir um ambiente seguro que motive, apoie e mantenha as empresas comprometidas em promover práticas sustentáveis, reduzindo a pegada de carbono e ainda colaborando com ações de sustentabilidade corporativa. Dentro desse escopo, o relógio de ação climática faz parte de um propósito maior, que mostra os nossos indicadores de forma transparente, para que as pessoas vejam o que está sendo feito, em comparação com o que ainda se deve fazer”, diz Odair Rodrigues, fundador e CEO da B4.

O executivo acrescenta que esse tipo de ferramenta promove o senso de alerta nas organizações. “É um indicador que data o prazo regenerativo de impacto positivo das empresas e contrasta com o alerta que já vem sendo dado desde 2020 com o Climate Clock. As empresas precisam dar publicidade aos seus projetos de ação climática de forma transparente.”

Como forma de incentivar as companhias a promoverem a transparência no fornecimento de informações e dados referentes a pegada de carbono, e ainda incentivá-las na promoção de projetos e ações para reduzir suas emissões, a B4 disponibiliza o relógio para que elas adicionem em seus respectivos sites. E é possível uma instalação física, por meio de contato com o time da bolsa de ação climática.

 

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